Translate

sábado, 31 de outubro de 2009

Outono: alegria na morte

As folhas caem e meu queixo também. Minha surpresa é a reação das pessoas no outono. Inclusive a minha. Alegria, fotografias, êxtase em meio à bela paisagem colorida. A beleza é a cor diferenciada, a alegria está relacionada com a novidade da imagem que as árvores criam.

Mas por que as folhas estão caindo? Porque o clima está mudando. É um sinal que o frio está vindo ou já chegou. À medida que o clima esfria, as árvores vão fechando a transmissão de energia para as folhas. Semelhante ao nosso sistema circulatório, as árvores possuem um sistema que leva a seiva (semelhante a nossa glicose) para toda a árvore.

O que acontece na árvore com o frio é que a produção de energia produzida nas folhas pára de ocorrer. O frio faz com que as folhas percam sua utilidade em produzir energia através da fotossíntese. A cor amarelada ou avermelhada é o resultado da falta de fotossíntese. Trocando em miúdos, outono e frio traz a morte das folhas, pois sua utilidade foi eliminada.

Então a alegria do outono e das cores é uma celebração da morte



Então a alegria do outono e das cores é uma celebração da morte, das folhas caindo, secando e deixando a árvore nua e seca. Quando as pessoas se alegram na morte da folha, essa alegria é passageira, pois elas não gostam do produto final, da conseqüência do outono. Apesar de não apreciarem as árvores secas, sem folhas, frias e sem sentimento, continuam a vida normalmente como se nada estivesse acontecendo. Mas mesmo que eles rejeitem, a morte chegará à porta de todas as casas, trazidas pelo vento do tempo.

E quando ela chega ninguém aprecia. Enquanto as folhas secas estão nas portas dos outros, a minha vida parece não ser afetada. Assistimos a morte e sofrimento de pessoas em filmes, novelas e tele-jornais sem mais nos comover. Mas não gostamos de pensar no sofrimento, nudez e morte em nossa casa. Rimos e batemos fotos das folhas mortas no jardim dos outros, mas não gostamos da sujeira que o outono pode causar em nosso quintal.

As folhas de outono evidenciam que o frio virá, apesar do meu gosto, como brasileiro, ser o verão, e não o inverno de Michigan. E o frio traz morte. Climas frios produzem sociedades mais depressivas e não sociáveis. Mas o outono não é o fim. A morte das folhas é uma proteção das árvores contra o inverno. Quando o calor do sol aparecer novamente, elas reaparecerão trazendo vida à paisagem. É a vida após a morte, a primavera da vida. Isso me lembra um grupo de pessoas que se alegram na morte de Alguém...

Um comentário:

  1. Realmente! É muito interessante esse processo de secagem e mudança de cor ocorrida durante o outono nas folhas. Particularmente, eu acho o outono uma estação muito bonita, viva(aparentemente!). O que me conforta é o fato de que, na próxima primavera, eu verei essas mesmas árvores ressurgirem ainda mais vivas e fortes, como se nunca tivesse existido morte! Assim também será na manhã gloriosa da ressurreição. A morte terá seu fim eterno e nossa vida terá um novo recomeço, ainda mais vivo e forte. Mas o melhor é saber que tudo isso será eterno! Não mais outono!!!
    Obrigada por nos lembrar da esperança da vida eterna através de seu texto. E da certeza da nossa salvação em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir