Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

??.com

A internet pode ser o que você quiser. Bem pós-moderno. Cada um determina a sua realidade. Nos blogs é postado informações que vão de receita de bolo a jornalismo investigativo. No orkut as comunidades crescem a cada dia. São milhares. Centenas de mundos dentro de um único mundo, o da internet.

E a realidade criada por Yoñlu foi a da morte. No dia 26 de julho de 2006 ele enganou seus pais. Pois o mundo virtual não acaba com o certo e o errado. Possivelmente viciado em internet, Vinícius, seu nome real, escutava rock, lia Kafka, e era alienado do relacionamento fraternal. Tinha problemas de relacionamento. Era tratada por psiquiatras, por ser declarado superdotado.

Naquela quarta feira disse que faria um churrasco com amigos pois estava atraído por uma amiga. Mas o churrasco seria ele mesmo. Morreu asfixiado com o carvão queimando no banheiro. E o mais horrível da história. Falava o que iria acontecer na internet, e era até auxiliado a preparar o local da morte. Na net estava ainda todo o seu histórico real. Vinícios era Yoñlu. Tinha um blog que contava suas angústias e prazeres. Sua realidade era virtual e sua vida também.

De acordo com a revista Época de fevereiro, somente em 2005, quase cem pessoas suicidaram-se no Japão estimuladas pela internet. São jovens como Megan Meier que se suicidou após ter sido maltratada verbalmente por um personagem fictício da internet. Fico imaginando que tipo de pessoas a sociedade .com está criando.

Essa realidade criada por Vinícius mostra que mesmo com tanta informação, a internet não propicia felicidade. Mesmo com tanta tecnologia, o homem ainda está infeliz. Pois os Yoñlu da vida esquecem que a vida não está na virtualidade dos amigos de chat. Mas na confissão de um filho problemático a um pai compreensivo.

Mas os pais estão muito ocupados e estressados com o trabalho. Com a Tv. Não tem tempo para conversas. Nem saber como está seus filhos. Os pais.com dão mais atenção as noticias.com que aos filhos. Criam seus próprios mundo .com. E a cada mundo ponto com criado, o mundo real vai se distanciando. Tão perto mais tão longe. Tantos amigos adicionados no msn, mas nenhum com que contar para chorar no ombro, ou jogar bola.


E Deus. Esse sim é mais esquecido ainda. Se nem o pai e mãe que está morando no mesmo teto está sendo considerado... Imagine o Deus do céu. Invisível. Mas o caos da sociedade.com começou com o abandono desse último. Se a civilização continuasse a considerar os conselhos divinos, o mundo.com seria outro.

A Bíblia já ensinava que os pais deveriam gastar tempo com os filhos. Que o homem deveria descansar de seu trabalho no sábado. Lembrar que o Criador do universo está acessível a uma simples oração. E que Ele se preocupa tanto com o homem e suas angústias que veio ao mundo para morrer em lugar do pecador. Ela já ensinava que a maldade deste mundo é resultado do pecado e de Satanás. E que um dia Deus irá acabar com tudo isso e restaurar todas as coisas. Mas a Bíblia tem sido substituída pela criação humana. Desde os tempo modernos com o humanismo e racionalismo. E o resultado é morte.com.

Se somente Vinícius tivesse escolhido um Jesus.com, uma Bíblia.com. Como a história seria diferente. Lembre-se que por mais determinador que você seja de sua realidade virtual, ela não muda uma coisa. A realidade do amor de Jesus por você e da angústia humana sem a presença de Deus. Cabe a você determinar qual .com será a sua página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário