Tenho lido alguns textos sobre comunicação do Norval Baitello Junior. Ele é professor de comunicação da Pontifícia Universidade Católica
Para Baitello, o homem é um ser comunicativo. Ele necessita se comunicar. Isso ocorre através da interação com o ambiente. Esse relacionamento possibilita a troca de informações objetivas e subjetivas com os demais seres. Relacionamento é fundamental para a sobrevivência dos seres.
Essa interação ocorre em três esferas, de acordo com Baitello. A primeira esfera comunicativa é através do uso de mídias primárias. Mídia é todo meio/objeto usado para transmitir informações. E o primeiro meio que usamos para interagir com o ambiente é o nosso corpo. Através dele nos expressamos, pela dança, pelos gestos, pelas “carretas”.
“Impensável qualquer interação de um indivíduo com outros indivíduos sem o corpo e suas muitas e múltiplas linguagens”.
O segundo meio (mídia) é extra corpóreo. Talvez pela inquietude humana em se limitar ao tempo e espaço, o homem usa sua criatividade para extrapolar seus limites. Ele elabora máscaras para acentuar suas expressões faciais, a escrita para registrar sua fala. Ele cria outro meio para de alguma forma deixar sua marca por mais tempo. E não precisa mais está presente para comunicar seus desejos.
A mídia terciária é a complexificação das anteriores. Extrapolando o limite do corpo e do tempo, essa comunicação requer um meio para transmitir e outro meio para receber. Como uma televisão. Um aparelho capta a imagem e transmite, mas outro aparelho tem que receber e ser ligado para comunicar a imagem.
Esses conceitos básicos sobre comunicação são importantes e guiará alguns textos que escreverei sobre comunicação divina. Basta aqui dizer, que assim como a palavra escrita superou o tempo e o espaço do homem que as escreveu, vencendo até morte ao comunicar a vida do autor após seu desaparecimento, Deus é comparado com a Palavra no Evangelho de João. Quais as implicações? Concordando com Baitello, comunicação é essencial para a sobrevivência. Assim tais implicações podem ser eternas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário