Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Monólogos e diálogos

No texto como nos comunicamos, refleti sobre princípios de Comunicação apresentado por Baitello. Continuo a desenvolver algumas idéias a partir daquele texto. Baitello propôs que comunicação é a interação dos seres vivos. Ela é essencial para sua sobrevivência. O motivo de ser essencial, explicarei posteriormente ainda essa semana.

Apesar dessa definição de comunicação – interação de seres – poucos refletem sobre suas implicações. Ao interagir, um informa o outro. E para essa informação ser recebida, o receptor precisa estar sucetível/aberto para recebê-la. E então a partir da compreensão de tal mensagem responder adequadamente. Isso é um diálogo.

Por exemplo, enquanto escrevo minha amorável esposa conversa comigo. Porém minha mente não está aberta no momento para me comunicar com ela. Minha mente está aberta recebendo outra informação e portanto, interagindo com outro ser/emissor. Quando ela pede uma resposta e não dou, ela fica chateada. Claro, não houve comunicação entre nós. Foi um monólogo.

A diferença entre monólogos e diálogos é o resultado. Como uma piada que ninguém ri, e outra que dão gargalhada. A resposta é fundamental para a interação. Quando não internalizamos a informação, ela não nos influencia. Sem resposta podemos dizer que a comunicação não foi efetiva. Ou por parte de quem falou ou de quem deveria receber. No caso acima, a culpa foi minha, admito.

Lembremos que comunicação é uma mão dupla. Não monopolizemos a conversa. O resultado do monólogo é que não há interação de seres. E sem interação não há criatividade e comunicação. Você já percebeu que a televisão é um monólogo?! E muitas vezes a internet também?! O resultado é um bloqueio a criatividade humana, a resposta inteligente. Apenas recebemos, e como não precisamos responder consequentemente não refletimos sobre a informação captada.

Mentes passivas é a criação, ou melhor, descriação do ser humano que nasceu para ser criativo. Por isso, não seja passivo, interaja com esse texto e comente agora o que você achou dele.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário