Translate

sábado, 23 de janeiro de 2010

o Deus de porcelana

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1192776-7823-VEJA+IMAGENS+DO+DESABAMENTO+DE+UMA+IGREJA+NO+HAITI,00.html

O link acima mostra o inicio do terremoto no Haiti. Filmado por um oficial brasileiro da ONU, em frente à igreja Católica onde Zilda Arns palestrava, as imagens mostram os destroços do lugar onde se adorava a Deus. O local onde se reuniam para ajudar o próximo agora estava em ruínas. Os entulhos se amontoam em cima dos corpos inertes.

As pessoas correm e gritam desesperados sem saber o que fazer. Em meio a poeira e a destruição outro corpo inerte está intacto. Mas esse corpo não é de carne e sangue. Em meio ao terremoto a cruz de Cristo continua em pé. Alguns que andam sem rumo olham para o corpo que parece inabalado com a situação.

Em meio ao terremoto, a cruz de Cristo continua em pé.

Ao olharem o crucifixo eles caem prostrados em frente ao Jesus levantado entre os céus e a terra. Os gritos de aflição clamam para que o Deus de porcelana saia do madeiro e se compadeça dos aflitos. Mas será que o Deus da cruz pode ajudar? Será que Ele escuta os gritos dos aflitos? O profeta Isaías ao contemplar a aflição dos homens afirma, “Em toda suas aflições, Ele foi aflingido.” (Is.63:9)

O crucifixo nos lembra da preocupação de Deus para a humanidade sofrida. Enviando o Seu Filho para morrer e sofrer, Deus mostra que Ele sofre junto com a humanidade. Assim como as imagens nos mostra, o terremoto não conseguiu abalar a cruz de Cristo. Ela continua em pé, bem alto para todos verem e buscarem ajuda. Firme como nunca antes os símbolos nos lembram que é no momento de maior aflição que Deus se manifesta mais poderosamente.

A cruz intacta no terremoto é um lembrete inequívoco que Cristo está em pé. Ele agiu no passado e continua a agir. Em meio a todo esse sofrimento, Jesus continua a amar Seus filhos.

Ao contrário da imagem no Haiti, o Jesus da cruz não é de porcelana. Ele está bem ativo e vivo.

Através das Cruz Vermelha, da Adra e de muitos cristãos ou não cristãos, Jesus se manifesta e atende os clamores dos aflitos. E você, tem ajudado aos aflitos ao redor de sua casa? Ou como aquele ser de porcelana continua inerte em meio a todo o sofrimento ao seu redor? As nossas ações manifestam que tipo de Deus adoramos.

A cruz de porcelana nos comunica que “naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados...porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemos-nos pois confiadamente ao trono de graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça em ocasião oportuna.” (Hebreus 2:18;4:15,16 – ARA). E que melhor ocasião para buscarmos a Deus que nos momentos de aflição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário