Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Impacto

Comunicar é compartilhar vida. É transmitir quem eu sou para o outro. Através do compartilhamento de informações eu recebo não só a mensagem mas, o mensageiro. No texto monólogos e diálogos argumentei que comunicação só é efetiva quando existe a participação interativa de pelo menos dois seres.

Comunicação são sentimentos e idéias compartilhadas com outros. Essa interação modifica ambos os seres para sempre. Como duas cabeças que se chocam num jogo de futebol. O impacto de tão ação afetará os dois. Comunicação é impacto mental e niguém sairá ileso desse confronto.

A partir do momento que me comunico, compartilho meu caráter, minhas emoções e visão de mundo com os outros. Visto que a realidade é complexa, a multiplicidade de visões pode contribuir para uma melhor construção da realidade. A partir dessa interação os homens conseguem compreender melhor a realidade que o cerca. Ou o oposto pode ocorrer. Se recebo uma mentira e internalizo-a, isso afetará minha compreensão das coisas.

Comunicação é impacto mental. E ninguém sairá ileso desse confronto.

É por isso que comunicação é essencial para a vida. O homem é um ser sociável. E para sobreviver no mundo ele precisa de companhia e interação. Algo importante para se entender é que não interagimos inteligentemente com seres inanimados. Não que não haja comunicação e influência na interação de seres vivos com objetos. Essa influência é maior que muitos realizam. Porém comunicação eficaz só é realizada mediante duas vidas.

Quando leio um texto então, não interagimos com as palavras somente, mas principalmente com seu autor. Não podemos conversar com letras num papel. Interagimos com seres inteligentes. A interação ocorre com o autor do texto, com seus sentimentos, idéias e visão de mundo que agora estão sendo incorporados por você. E cada pessoa possui uma visão de mundo. Uns acreditam em Deus, outras negam Sua existência. Essas crenças afetarão sua comunicação.

Devo sempre lembrar que toda vez que me comunico, seja via mídia primária (corpo a corpo), secundária (revista, livro), ou terciária (internet, televisão), existe alguém compartilhando sua visão de mundo comigo. E o resultado é que serei moldado por esse impacto. Me pergunto, qual modificado sairei após esse confronto de idéias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário