Translate

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O MILAGRE DA LUZ



Na última semana estava assistindo um programa na PBS (Public broadcast service), sobre o Chanukkah. Esse feriado ocorre agora em dezembro próximo do Natal. Chanukkah significa dedicação ou consagração. O feriado comemora o milagre do óleo nas lâmpadas do templo de Jerusalém por ocasião da sua rededicação no segundo século antes de Cristo (AC).

Os Judeus tinham acabado de vencer os Selêucidas na revolução dos Macabeus. E ao Antíoco IV Epifânio sair com suas tropas de Jerusalém, a cidade não possuía muitos recursos naturais. Quase tudo fora usado ou destruído na guerra ou tocado pelos invasores, o que tornava impuro para uso no santuário. Visto que o candelabro dentro do lugar santo do santuário não poderia se apagar, somente um milagre poderia deixá-la acessa.

De acordo com o Talmude Babilônico (shabbat 21) um pouco de óleo, não contaminado, fora achado e colocado na Menorah (o candelabro). Óleo que de acordo com a tradição duraria aproximadamente um dia. Porém um milagre ocorreu e a Menorah ficou iluminada por oito dias. Por isso eles celebram durante oito dias. De acordo com os judeus entrevistados no programa da PBS esta é a festa mais celebrada pelos judeus. Mais que o Yom Kippur (dia da Expiação) ou a Pesha.

Um rabino ao refletir sobre a festa disse no programa que o milagre do óleo não é tão importante quanto a existência da nação de Israel. Nas ruínas do templo em Jerusalém ele disse que enquanto muitas nações apareceram e desapareceram Israel continua por 3500 anos. “Israel é a luz milagrosa de Deus.” É isso que os evangélicos dispensacionalistas americanos acreditam. O interessante é que o canal público dá espaço para esse tipo de interpretação e não para a visão adventista.

É verdade que a sobrevivência Israel é um milagre. Mas a festa que mostra sua sobrevivência não tem nada haver com Antíoco, nem a Manorah. Mas com o Pesha e o Yom Kippur. O povo de Deus só existe por causa do Natal e não por causa do Chanukkah. A profecia de Daniel 9 mostra que foi o nascimento e morte do Messias que fez com que a aliança eterna entre Deus e Seu povo se cumprisse. Foi no período da semana da Páscoa que Cristo morreu.

Foi com o nascimento e morte de Jesus Cristo que Israel recebeu vida.

A Bíblia ensina que a luz no santuário continua acessa. Jesus e Seu Espírito brilham no santuário celestial fazendo expiação pelos homens. E por ocasião do término da purificação do santuário predita por Daniel 8:14 Jesus virá a terra outra vez. Então sim, 8 dias de festa serão celebrados por Israel. É a festa dos tabernáculos, onde viajaremos até a Jerusalém celestial que brilhará para sempre sem Menorah pois o Cordeiro Pascal será sua luz. Essa é a comunicação divina do Menorah.

2 comentários:

  1. Interessante pois nessa semana recebi um estudo do seu pai sobre o santuário...onde Sr. Arthur tocou nesse assundo do Menorah..acho que inspirado por esse texto...rsrsrs...Quando virá os novos textos de 2010? até mais meu amigo

    ResponderExcluir
  2. os textos de 2010 chegarão em breve...aguarde e acesse

    ResponderExcluir