Translate

sábado, 19 de dezembro de 2009

Presentes na árvore

Árvores e presentes fazem parte do imaginário simbolismo do Natal. Nas lojas, na TV, nas casas, a decoração do Natal inclui várias coisas, mas esses dois sempre são os mais visíveis. Mas qual a relação entre árvore, presente e o nascimento de Jesus? Pois o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. É o aniversário de Deus.

E por falar em aniversário, você já percebeu que tem gente que entra em festa de aniversário sem conhecer o convidado? Passam maior vergonha, não trazem presente e ficam desconfortáveis. Vem só para comer. Infelizmente, muita gente comemora o aniversário de Jesus dessa forma, como se fosse um intruso. Não conhecem o aniversariante e aparecem só para festejar.

Para que você não seja um intruso na festa do Natal, vale à pena parar um pouco e refletir sobre o aniversariante e a relação entre o Natal, árvores e presentes. Para conhecer o aniversariante do dia a Bíblia é a melhor fonte de informação. O interessante é que poucos param para ler a Bíblia e por isso, não conhecem o aniversariante do dia 25 de dezembro.

Infelizmente, muita gente comemora o aniversário de Jesus dessa forma, como se fosse um intruso.

O livro de São Mateus registra:

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.

Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. (ARA 1:18-21)

Jesus nasceu para salvar o mundo dos pecados. Sem pecados não haveria nascimento de Jesus e nem Natal. A Bíblia conta que o pecado surgiu com Adão e Eva. Eles foram criados por Deus. Mas ao desobedecerem ao seu Criador eles morreram. A carta de I João capítulo 3 e verso 4 diz que o pecado é a transgressão da lei. Desobediência a Deus gera morte.

Porém, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único filho para que todo aquele que nele crê não morra mas viva eternamente”. Foi por isso que Jesus nasceu, por que Deus amou o mundo que tanto o odeia. Deus amou os filhos desobedientes e rebeldes tomando sobre Si a culpa dos seus pecados. Deus morreu para nos dá vida.

É aqui que entra a árvore e o presente no Natal. Jesus entregou Sua vida numa árvore. Foi numa cruz, num madeiro que o Filho do Deus eterno deu a vida por causa de sua culpa, por causa de minha culpa. Não num pinheiro cheio de luzes coloridas, mas numa rude cruz brilhou o Sol da Justiça. Ao sofrer a morte dos pecadores, Deus deu o maior presente já oferecido em qualquer Natal.

O presente na árvore do Natal não é um carro, uma casa nem uma camiseta tão desejada. O presente da árvore de Natal é Jesus. Aqui está a ironia de história. O aniversário é de Cristo. O Natal celebra Seu nascimento. Porém, quem recebe o presente somos nós. Vida eterna é oferecida a todos aqueles que creem. Você crer?

Mas ainda há espaço para presentes na árvore de Natal. Paulo refletindo sobre o significado do Natal, disse “crucificado estou com Cristo, agora já não sou eu quem vivo mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). O maior presente que Jesus pode receber nesse Natal é nossa vida. A vida que Deus deseja, uma vida em conformidade com a Sua Palavra. Quando entregamos nossa vida a Jesus temos uma vida nova. Morremos para o pecado e nascemos de novo. Esse é o presente de Natal que podemos dar a Jesus.

Bem diferente do que a televisão e as lojas nos fazem acreditar, Natal é sobre isso tudo que a Bíblia apresenta: pecado, perdão, Jesus e salvação. Não tem nada haver com consumismo, peru ou neve. Agora tudo faz sentido, árvore, presente, Natal e Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário