O verbo nisdaq tem um significado abrangente bem usado no contexto
de julgamento. Na forma nifal (que aparece em Daniel) ele tem o sentido amplo
de “justificar, vindicar, corrigir, reabilitar”. Como ele foi usado nessa forma
apenas aqui em Daniel seu significado preciso é difícil de determinar. Comparando
com sua tradução grega na LXX (Septuaginta – tradução Judaica do Antigo
Testamento no II séc AC) vemos que os judeus entenderam esse verbo como kataristhesetai (Gr. “tornar limpo, purificar”).
Esse significado
amplo de purificar-limpar-justificar é encontrado no sistema judicial religioso
de Israel no santuário. No livro de Levíticos os rituais prescritos por Deus
mostram que impurezas morais e físicas estavam relacionadas. Ofertas era oferecidas
para expiar (Heb. kipper) ambos os tipos de impureza. Nos rituais do santuário
Israelita purificação era justificação. Como hoje alguém que faz algo ilegal tem o nome "sujo".
O leitor moderno deve entender a razão cultural pra tal associação.
Religião no Antigo Oriente permeava todos os aspectos da vida. Assim, visto que
Deus era o ser perfeito, qualquer variação do padrão divino era considerado
pecado-impureza-doença. Assim doenças era consideradas maldições que Deus
poderia resolver no contexto do santuário. Os israelitas traziam suas impurezas
através de ofertas e transferiam para o santuário, para Deus. Assim podemos
dizer que a casa de Deus funcionava como uma esponja de sugava a sujeira dos
Israelitas.
Visto que Dan 8 possui linguagem do santuário especialmente aludindo ao
ritual do Dia da Expiação é importante notar que esse dia era o dia do juízo
final. Durante todo o ano o santuário recebia as impurezas dos israelitas, mas
havia um dia que a casa de Deus era limpa de suas impurezas. Era nesse dia que os
pecados eram purificados do santuário e consequentemente dos que depositaram eles
ali em primeiro lugar (Lev 16).
Nesse ritual todos era purificados,
justificados – Deus, o santuário e os arrependidos. Essa linguagem de purificação também é encontrada em Jó 4:17 e 25:4 onde o
verbo tsdq (Heb. “justificar”) é sinônimo com thr (Heb. “puro”)
ou zkh (Heb. “limpo”). Note que em Lev 16:30 o objetivo final do ritual
da Expiação era tornar o pecador thr (limpo).
Assim quando o anjo menciona que o santuário será “purificado” ele está
aludindo ao objetivo final do plano da salvação divina. Até então os pecadores
têm depositado seus pecados em Deus via Cristo (e.g. I Jo 1:9; Rom 5-6; Jo
1:29; II Cor 5:21) mas há um dia que o santuário será purificado. Em Lev 16 é
descrito que nesse dia o arrependido era purificado e o não-arrependido (que se
apegou ao seu pecado) era destruído (Lev 23:29,30). E Daniel informa quando esse dia começa, em 2300 dias-anos.
Comunicação divina: o juízo divino mostra que
um dia todo o pecado será destruído e quem estiver apegado a ele também. Se
apegue a Jesus e deixe Ele te purificar.
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