Translate

sábado, 13 de março de 2010

A glória de Deus e a causa do sofrimento

Em minha busca procurando ver a Deus continuo no livro de Isaías refletindo sobre Sua glória. Comecei esse jornada procurando a Deus por causa dos questionamentos humanos acerca do sofrimento. E pensei que talvez se eu O visse poderia entender o pouco melhor a razão de tanto sofrimento e morte.

O que tal lógica ignora é a razão do sofrimento

A primeira surpresa foi descobrir que ao olhar para Deus em Sua glória, muitos sentem dor. Bem o oposto do que procurava, mas parece ser este o padrão. Isaías sentiu dor, como escrevi anteriormente. Daniel também ao ver a Deus sente-se fraco (Dan.10:8), Ezequiel cai (1:28), bem como o discípulo João que sente como estivesse morto (Apoc. 1:17). Em todos esses casos a manifestação da glória de Deus produz desconforto, dor e sofrimento.

Mas seria a glória de Deus ruim? Essa é a resposta pronta de muitos homens que ao sofrerem na vida não acreditam no Deus da Bíblia. Marx, Freud, Nietzsche e muitos outros culpam a Deus, ou a crença nEle como a razão de todo sofrimento. E seguindo o exemplo destes, ainda é comum eu escutar alguém questionando a existência de Deus por causa do sofrimento.

O que tal lógica ignora é a razão do sofrimento, o que a visão de Isaías no ajuda a entender. Esse sofrimento é decorrente da impureza do profeta e do seu povo, Israel. Ao presenciar a glória divina em Sua santidade e pureza, o contraste é marcante. A impureza do seu pecado, de sua dessemelhança com Deus, gera uma dor profunda.
É comum escutar alguém questionando a existência de Deus por causa do sofrimento.

De acordo com as Escrituras o pecado é a causa do sofrimento humano. O homem fora criado perfeito por um Deus perfeito, porém a desobediência e a escolha humana em abandonar a Deus gerou morte. Tsunamis, terremotos, enchentes, câncer, Aids, nada disso é gerado pela glória de Deus. Pelo contrário, em todos os exemplos mencionados acima, percebo que a glória de Deus elimina o sofrimento do pecado.

Deus purifica a Isaías com uma brasa, fortalece e levanta a Daniel, Ezequiel e João. E ainda mais, a todos esses que viram a glória de Deus, uma mensagem de conforto e esperança é enviada. Deus se preocupa com o sofrimento humano e envia mensageiros de esperança para mostrar a humanidade que Ele tem a solução para todos os problemas, basta confiar na glória do Senhor. Sobre essa solução refletirei um pouco mais em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário